Finicia

Promovido pelo IAPMEI , o programa Finicia é uma plataforma de incentivo e apoio ao financiamento bancário, em regime bonificado, para a criação de novas micro-empresas ou para a expansão de novas atividades em empresas já constituídas.
Deste modo, este programa proporciona meios facilitadores de acesso a soluções de financiamento e assistência técnica na criação de novas empresas ou empresas em fase inicial do seu ciclo de vida, que apresentem projetos inovadores e com viabilidade económica.


Finicia - IncentivosComo forma de garantir o acesso a meios financeiros o Estado, através do IAPMEI, entidade promotora do Finicia, partilha o risco destas operações apoiadas no âmbito do incentivo, com Sociedades de Capital de Risco, Instituições Bancárias, Sociedades de Garantia Mútua e Business Angels. Esta garantia é dada através de uma rede de parceiros do programa que tornam possível o investimento nestes projetos.

A vigência deste programa de intervenção é contínuo, podendo ser apresentadas, a qualquer momento, novas candidaturas de projetos para análise.

Este Finicia apresenta 3 eixos de intervenção:

  • Finicia Eixo I – Projetos de forte conteúdo de Inovação
  • Finicia Eixo II – Negócios emergentes de pequena escala Inovação
  • Finicia Eixo III – Iniciativas empresariais de Interesse regional Inovação

Saiba mais

Eixo I – Projetos de forte conteúdo de inovação

Neste primeiro eixo, o Fincia apoia projetos empresariais com elevado conteúdo de inovação, aos quais é atribuído o Estatuto IAPMEI Inovação.
Assim, este eixo pretende estimular o desenvolvimento e promoção de iniciativas inovadoras, não se limitando esta classificação, apenas, na componente tecnológica de produtos ou processos, mas decorrendo, também, de classificação com base de avaliação própria, realizada pelo IAPMEI.

Para além do Estatuto IAPMEI Inovação, poderão ser aceites candidaturas de beneficiários de estatutos conferidos por outras entidades, como é o caso do NEST.

Eixo II – Negócios emergentes de pequena escala

A intervenção na área de negócios emergentes de pequena escala visa o financiamento de pequenos projetos, através de capital próprio e/ou capital alheio.
O inclusão de capital próprio no projeto a ser aprovado tem como objetivo assegurar o financiamento numa fase embrionária do mesmo, através de um Sistema de Capital de Risco que envolve diversos parceiros, para fazer face a custos elevados de transação de operações de Capital de Risco, que numa fase de arranque de pequenos investimentos, poderia inviabilizar o negócio.

O financiamento por capital alheio é realizado através do mecanismo de Micro crédito empresarial (limite de 25 mil euros por operação).

Eixo III – Iniciativas empresarais de interesse regional

O terceiro e último eixo de intervenção do Fincia permite mecanismos de financiamento que respondem a necessidades de micro e pequenas empresas já existentes, com atividade desenvolvida, essencialmente, num âmbito local.
O apoio do IAPMEI é desenvolvido com outras iniciativas locais, nomeadamente através de agentes públicos de desenvolvimento local e regional, tais como Câmaras Municipais, Agências de Desenvolvimento Local e as CCDR.

Para conhecer todos os pormenores inerentes a estes sistemas de incentivos e apoios ao investimento, a Dual Up Consulting disponibilizará uma equipa de especialistas nesta área, que aconselhará a melhor opção para a operacionalização do seu projeto.

Fechar

Candidate-se a um incentivo Finicia!

* Este site respeita o novo acordo ortográfico