Plano de Negócios

Explane o seu negócio num documento!
Descreva os resultados que espera, os processos e as ações a empreender e os objectivos a atingir.

Ferramenta primordial para estruturar uma ideia, de forma clara, consolidada, explícita e rigorosa é um Plano de Negócios.
Este documento, onde é explanada toda a ideia de negócio, os meios para a implementar e os resultados esperados, é um dos pontos fundamentais no caminho de um empreendedor, no momento de criar empresa.

O Plano de Negócios

Plano de Negócios A estruturação de um Plano de Negócios deve adaptar-se à realidade empresarial e negócio a ser focado, no entanto, o documento deverá que ser simples, realista, objetivo e completo, orientado para as ações que visam alcançar resultados. Deste modo será possível apresentar a potencialidade do negócio, sem criar barreiras de entendimento. O Plano de Negócios é uma peça fundamental para criar empresa.


Contudo o Plano de Negócios não se limita ao momento de constituição de uma empresa...

Apesar de ter como objetivo principal a captação de fundos de financiamento para um projeto, no momento de criar empresa, junto de potenciais investidores como Bancos, Sociedades de Capital de Risco ou Business Angels, este documento é, também, elemento fulcral noutro tipo de investimentos na expansão de um negócio, ou na conquista de fornecedores grandes clientes.

Saiba mais

Assim, para além do denominado Start-up Plan ou Early Stage Plan, desenvolvimento na fase de criar empresa, deveremos considerar a importância de um Plano de crescimento ou Expansão (Later Stage Plan) e de Reestruturação (Turnaround-Plan), que poderá ser enquadrado no lançamento de novos produtos ou serviços numa empresa.

O Plano de Negócios, é a base de um planeamento estratégico interno, que permitirá à equipa responsável pela Gestão levantar problemas e respetivas soluções para os pontos mais fracos de um projeto.

Este deve ser encarado como um documento dinâmico e em constante atualização, de forma a que os objetivos, estratégias e ações a serem implementadas, sejam adequados à envolvente empresarial.

Plano de Negócios de sucesso

  • Torne a informação veículada clara e concisa. Planos complexos e muito extensos serão um obstáculo à análise por parte de potenciais investidores. Tente simplificar, ao máximo, os termos técnicos e teste a seu Plano de Negócios, dando-o a analisar a pessoas próximas ao negócio, de forma a obter sugestões e críticas que permitam melhorar o seu documento. A base para criar empresa que fará a diferença está na boa estruturação das ideias e modelo de negócio a implementar.
  • Aspeto visual profissional. Uma primeira imagem do seu Plano, que seja apelativa e profissional, dará uma motivação extra para o destinatário analisar o projeto. Um bom papel e aspeto gráfico, evitando blocos de texto muito seguidos e tipo de letra com pouca legibilidade são dicas importantes, principalmente num Plano de Negócios com o objetivo de captar investimento alheio, na fase de criar empresa.
  • Know-how da Equipa. A empresa vive da experiência e capacidade das pessoas que integram uma equipa. Demonstre, claramente, no Plano de Negócios, as principais mais-valias de todos os elementos constituintes a um projeto.
  • Analise, com rigor, o mercado envolvente e fatores de diferenciação. Demonstre, claramente, o conhecimento e análise realizada ao mercado em que o projeto estará inserido, bem como de que forma a diferenciação será criada.
  • Projeções realistas e apresentação de riscos do negócio. Fundamente todas as projeções realizadas, de acordo com a dimensão de mercado, volume de vendas e quota a ser atingida, bem como demonstre, claramente, quais os riscos inerentes ao negócio, pois nenhum investidor acreditará que não existem! Credibilizará um Plano de Negócios a apresentação dos riscos e planos de contingência para minimizar os mesmos.

Para além de ser um documento fundamental, que define as linhas essenciais de um projeto/ideia ou negócio, bem como os meios e recursos necessários à implementação de forma a atingir os objetivos propostos, o desenvolvimento de um Plano de Negócios apresenta as seguintes vantagens:

  • Instrumento de relevância para lidar com mudanças do meio ambiente interno e externo;
  • Concilia a estratégia com a realidade empresarial;
  • Projeta o futuro de uma empresa, em função dos objetivos delineados;

Fechar


Porquê um Plano de Negócios com a Dual Up Consulting?

Elaborar um Plano de Negócios de sucesso, tanto no momento de criar empresa ou consolidar a mesma, não é tarefa fácil.
Com a Dual Up Consulting a sua empresa terá ao dispôr:


A sua empresa necessita de um Plano de Negócios ?

 

* Este site respeita o novo acordo ortográfico