Estudos de Viabilidade

O seu projecto será rentável ? O seu projecto tem um Plano B ?
Quem irá apoiar o seu projecto?

Além do Plano de Negócios que permite a apresentação de um negócio de forma coesa e apetecível, outro instrumento de análise de um investimento, no momento do empreendedor criar a empresa, é o Estudo de Viabilidade.
Esta ferramenta de gestão permite, através do estudo de diversos vetores económicos e financeiros, auferir a rentabilidade de um projeto no momento da sua criação, bem como a sua estimativa de evolução nos anos subsequentes.

Estudos de Viabilidade Dual Up Consulting

Estudos de Viabilidade

Em complementariedade com o Plano de Negócios, elemento primordial para a estruturação de um modelo de negócio, ao criar empresa, ou no momento de expansão da mesma, o Estudo de Viabilidade permite a criação de cenários alternativos, de modo a serem estudados, com exatidão, os impactos positivos e negativos de determinada estratégia, num futuro investimento.

Esta análise será fator-chave para a tomada de decisões, e para avaliação, concreta das vantagens competitivas ao criar empresa.
O estudo de viabilidade dará uma visão realista e credível para a questão fundamental na criação ou expansão de um negócio: O projeto é viável?

Saiba mais

O desenvolvimento de cenários possíveis darão uma perspetiva clara dos riscos inerentes ao investimento, bem como uma segurança e garantia no mesmo, permitindo minimizar os pontos fracos, através do fortalecimento dos pontos fortes.

Pontos essenciais de um Estudo de Viabilidade


Assim, a análise necessária da viabilidade de um negócio ou projeto novo dará resposta a questões fundamentais que devem ser equacionadas, tanto no momento de criar empresa ou decidir a expansão da mesma (através de novos produtos ou serviços):

  • Onde estou?

Um Estudo de Viabilidade Económico e Financeiro deverá ter em consideração todos os fatores externos e internos da empresa, bem como as suas principais competências e fragilidades, perante o mercado e concorrência. Este estudo da entidade permitirá, através de mecanismos de análise, como Análise SWOT, perceber, claramente, em que mercado operará a empresa, e de que modo as condicionantes internas e externas afetar a viabilidade de um projeto, no momento de criar empresa. Esta primeira questão estará, intimamente, ligada à questão seguinte, relativa a “Onde quero chegar?”

  • Onde quero chegar?

A análise pormenorizada do meio envolvente à empresa ou projeto a ser implementado permitirá a definição de objetivos estratégicos coesos e em sintonia com o investimento a ser equacionado.

  • Como lá chegar?

Será fundamental analisar, de igual modo, os recursos necessários, instrumentos e políticas a serem adotadas, bem como custos versus proveitos, de forma a demonstrar o sucesso no atingimento dos objetivos propostos.

Um Estudo de Viabilidade desenvolvido por uma equipa de consultoria, no apoio ao Empreendedor, no momento de criar empresa, foca, ainda, outro ponto de importância para viabilizar a ideia apresentada, através da definição das necessidades de investimento e fundo de maneio para a execução dos objetivos propostos.

Do levantamento destas necessidades resultará a análise de potenciais meios de financiamento, junto de investidores , sistemas de incentivos, Capitais de Risco / Business Angels.

Fechar

Porquê um Estudo de Viabilidade?

A sua empresa necessita de um Estudo de Viabilidade ?

 

* Este site respeita o novo acordo ortográfico